"A greve é um instrumento de conquistas e de conscientização da base. Tem que ser bem articulada para surtir efeito"

 

A citação do professor e geógrafo, André Cavalcanti, enfatizada em sua palestra sobre ‘Origem e História do Movimento Sindical Brasileiro’, no primeiro dia do Curso de Formação Sindical, promovido pelo Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Pernambuco (Sinfarpe) e a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), no Recife, chama a atenção para a necessidade dos trabalhadores e entidades sindicais se articularem de forma eficaz e unida para o movimento paredista e reconhecê-lo como instrumento de conscientização da base para a conquista de seus direitos. Na parte da tarde, o professor abordou o tema “Concepções Sindicais”.

 

 

O professor discorreu sobres os dois assuntos, na sexta-feira, 29, com boa interação dos participantes. Segundo ele, para tornar uma greve eficaz é preciso boa articulação e adesão da categoria ao movimento. Para tanto, os sindicatos precisam reforçar as lutas e repensar novas fórmulas de envolver a base devido ao atual cenário econômico e político do país. Na sua avaliação, o principal ponto de partida para as entidades classistas é conscientizar e politizar suas categorias. “A luta se constrói e a pessoa se fortalece com ela. No momento em que passa o país, tem que haver boa concepção da situação e de como agir. Analisar a conjuntura do momento é fundamental”, reforçou.

 

O palestrante reportou ao início do movimento sindical no país para fazer um paralelo com a situação no presente. Lembrou das grandes manifestações no final dos anos 70 e década de 80 no ABC paulista, que impulsionaram o crescimento dos sindicatos e criação das centrais sindicais no Brasil; historiou o movimento de luta dos trabalhadores desde o início da oposição ao sistema de exploração da mão de obra barata; a revolução industrial; o anarquismo, liberalismo e capitalismo, imperialismo; conquista da CLT; entre outros pontos. O Curso de Formação Sindical é o primeiro a ser realizado no Recife pelo Sinfarpe e Fenafar.

 

Sindicato é pra lutar. Nenhum direito a menos!

 

Redação Sinfarpe

 

 

 

free joomla templatesjoomla templates
Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Pernambuco - Sinfarpe
Rua Dom Manoel da Costa, 146- Recife/PE Cep 50710-380 - Tel.: (81) 3228-8797