Hoje é sábado, 20 de abril de 2024    |    Recife / PE    |    Horário de Funcionamento: segunda a sexta das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00

Palavra do Presidente

Tudo mudou!

09/03/2021

70498460_3404013582949767_8151034950628409344_n

Caminhávamos para o final de 2019 e sabíamos que em 2020 teríamos eleições e elegeríamos uma nova diretoria; que novos Farmacêuticos entrariam no mercado; que congressos aconteceriam e que comemoraríamos juntos o nosso dia; que o mundo continuaria a ter seus conflitos; que a luta sindical continuaria difícil e; que o desmonte que vinha sendo imposto ao direito dos trabalhadores seria a nossa grande e mais importante luta. E aí, um vírus mudou o mundo...

A gestão anterior buscou prorrogação do mandato, por liminar judicial, pois não havia como realizar uma eleição que teria de ser presencial, no auge da pandemia do coronavírus. Os meses se passaram e chegou um momento que não tínhamos mais como adiar as eleições no SINFARPE e ela foi realizada, da forma como estabelece o nosso Estatuto, porém, buscando todos os cuidados que se fizeram necessários. Quero dizer que observar todo o processo, me doeu muito! Observar o total desinteresse da Classe Farmacêutica, em participar da luta pelos seus direitos, de se juntar a um grupo e decidir colocar seus rostos à mostra e dizer para o patrão: “Nós merecemos mais!”. Uma única chapa se dispôs ao processo eleitoral e foi eleita.

Deveríamos ter a gestão total do SINFARPE no dia primeiro de janeiro, mas um entrave cartorial nos levou ao final de janeiro, e só a partir daí, esta diretoria passou de fato e de direito a gerir o Sindicato dos Farmacêutico no Estado de Pernambuco. E, aproveitando esse espaço que, no momento, cabe à minha pessoa, quero deixar bem claro que essa gestão primará sempre pelo respeito à história de luta daqueles que vieram antes de nós e que suas conquistas serão sempre enaltecidas. Como esconder toda a luta de pessoas como Maria José e Veridiana Ribeiro?

Portanto, iniciamos nosso trajeto sabendo do inconstante trabalho, dos desafios e das barreiras que teremos que suplantar. Pois, temos que conseguir despertar/reconquistar o sindicalista que existe dentro de cada farmacêutico e farmacêutica pernambucanos. Sindicalismo esse que vemos nos questionamentos de valoração dos nossos salários e na combatividade e articulação nas redes sociais, que nada mais é que condição de trabalhador e desse operário da saúde se colocando como mão de obra farmacêutica no contexto social. Não falo aqui de Direita ou de Esquerda, muito menos de partidos políticos. Falo de luta por trabalho digno e valorizado.

O movimento sindical encontra-se fragilizado e o nosso sindicato ainda tem uma base pequena e nem sempre adimplente, mas isso não impediu de sermos grandes em relevância na política de luta em defesa dos Farmacêuticos e Farmacêuticas de Pernambuco. A visibilidade do trabalho do SINFARPE, não é apenas no contexto local, muito pelo contrário, o que o nosso Sindicato já fez nos leva aos comentários de outros sindicatos pelo Brasil. Agora imaginem o que poderíamos fazer com uma base sólida e composta pela maioria dos profissionais de Farmácia de Pernambuco?

Diante das mudanças que o coronavírus continua a nos impor, buscaremos fazer do SINFARPE um dos sindicatos mais atualizados em novas tecnologias e, o mundo digital, será a nossa busca constante aproximando a nossa categoria e trazendo o interior para nossa sede. Não abriremos mão de termos um megafone e irmos para a rua lutar pela categoria, contudo buscaremos tudo que a Tecnologia da Informação nos propiciar como ferramenta de luta e o nosso Sindicato estará ao alcance de um toque no computador ou smartphone.

Por fim, gostaria de comentar do receio que algumas pessoas têm de participar do movimento sindical. Afinal o que é um sindicato? Segundo o Dicionário Online de Português, Sindicato é uma associação de indivíduos da mesma classe ou profissão, para a defesa de interesses classistas, profissionais ou econômicos. E a etimologia da palavra nos diz que ela tem a sua origem no francês “SYNDICAT”, de “SYNDIC” e que o vocábulo francês é oriundo do grego “SYNDIKOS”, onde o prefixo SYN significa ‘junto’ e o radical DIKÉ significa ‘uso’, ‘justiça’, ‘costume’, ‘julgamento’. Destaco duas palavras oriundas do grego, para chamar a todos vocês para o movimento sindical e por uma justiça para todos. Por uma JUSTIÇA JUNTOS!

Um fraterno e carinhoso abraço em todos os meus colegas farmacêuticos e Farmacêuticas de Pernambuco!

Vamos à luta, pois A LUTA CONTINUA!

Presidente Holdack Velôso


Veja outras publicações